Machismo, podemos mudar esse comportamento.

Você sabe o que é o Machismo?
O machismo é o preconceito mais praticado no Brasil segundo uma pesquisa contratada  pela "Skol" junto com o IBOPE, mais se engana quem pensa que é preciso ser machista para fazer comentários do tipo, algumas frases já são tão conhecidas que parece normal, ou brincadeira, talvez você use muito alguma delas e nem mesmo se deu conta de que pode sim ser uma frase tipicamente machista.
"Ela não é mulher pra casar."
"Mulher que usa roupa curta já sabe né? Tá pedindo!"
"Mulher tem que se dar ao respeito"
"Isso é coisa de viado. É viadagem."
E ai se identificou com alguma delas? Não? Aposto que você já usou essa: 
"Mulher no volante perigo constante!"
São frases que estamos tão acostumados a ouvir, que não parecem machistas, mais são. 
Como educadores precisamos mudar esses pensamentos, não existe brincadeira de menino e brincadeira de menina, existe o Brincar. Quantas vezes escutamos piadinhas se algum homem vê um menino brincado de boneca, por exemplo, e acha que aquele menino vai deixar de ser homem, porque brinca de boneca?
Ou que meninas precisam ganhar bonecas, e vassourinha, e cozinha para ser uma boa esposa, ou uma boa mãe.
Reforçar a ideia de que existem cores de menino e cores de menina, esportes que são só pra homens, também são coisas simples que podem ser evitadas.
Muitas atitudes que parecem normais podem mudar a visão que uma criança tem de determinado assunto, meninos e meninas tem sim direitos iguais, mais geralmente quem lava louça são as meninas, arrumar é coisa de mulher. E desse jeito o menino cresce achando que ele não tem obrigação de ajudar.
Claro que as mudanças começam em casa, e muitas crianças são educadas assim. 
Mais se todos pensarem da mesma forma: que é obrigação do outro começar a mudança, a mudança nunca vai começar. Se a criança recebe na escola valores iguais, que meninos e meninas devem ajudar nas tarefas, devem se respeitar independente do sexo, devem valorizar a importância do outro, porque meninas não são mais frágeis, e meninos não precisam ser valentões. 
Então essas crianças vão questionar quando verem algo diferente daquilo que aprenderam. 
Exitem meios para combater o machismo, e começando pelas pequenas coisas podemos mudar a cada dia a nossa forma de pensar, muitas coisas são tão naturais que leva tempo para serem mudadas,mas com um pouquinho de esforço conseguimos mudar.



Comentários

  1. Essa blogueira é massa minha amiga Joyce,corre atrás e com certeza vai conquistar porquê melhor que sonhar é conquistar e ela me conquistou. Será que eu a conquistei? Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entre os Muros da escola